Divulgados estudantes vencedores do III Concurso de Redação da EJE-BA
EJE-BA participa da Feira de Saúde, Artes e Cidadania na Escola Municipal Visconde de Cairu
Na ação, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, além de distribuir de materiais educativos, contará com o apoio de servidores do TRE-BA para tirar dúvidas dos estudantes e debater sobre democracia
Ministros do TSE debatem reforma política em seminário no TRE-BA
Os Ministros Luciana Lóssio e Henrique Neves participarão do Seminário Reforma Política, no dia 29 de outubro (quinta-feira), na sede do TRE-BA. Abertura será feita pelo Des. Lourival Almeida Trindade
Seminário sobre Reforma Política no TRE-BA reúne autoridades e operadores do Direito
Entre os presentes estavam dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral; cerca de 300 espectadores acompanharam o evento no auditório do TRE/BA, que ficou lotado
Com a proposta de fomentar a troca de ideias a respeito das principais questões relacionadas com a reforma política brasileira, o Seminário Reforma Política, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, reuniu, na última quinta-feira (29/10), no auditório do TRE/BA, magistrados, promotores, advogados, parlamentares, servidores, estudantes e representantes da sociedade civil. Dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral participaram de painéis: a ministra Luciana Lóssio e o ministro Henrique Neves.
Acompanharam o evento os Membros do TRE-BA, Fábio Alexsandro Costa Bastos (Corregedor Regional Eleitoral), Cláudio Césare Braga Pereira (Juiz Ouvidor), Antonio Oswaldo Scarpa, Marcelo Junqueira Ayres Filho e Gustavo Mazzei Pereira, além do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello, e da Juíza Fabiana Pellegrino, Diretora da EJE-BA.
No Seminário foram discutidos os seguintes assuntos: “Propaganda eleitoral na reforma política”, “Cultura política e reforma institucional do Estado”, “Financiamento de campanhas eleitorais”, “Participação feminina na política” e “Reforma eleitoral e perspectivas para as Eleições 2016”.
Projeto "Sextas Culturais", da EJE-BA, vai até a Universidade Jorge Amado
Projeto da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, que debate com o público temas ligados à democracia e ao Direito, foi até a Universidade Jorge Amado, a convite do Núcleo de Prática Jurídica
Lançamento da revista “Populus” reúne autoridades e operadores do direito
Evento aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal na tarde desta quinta-feira (24/9); entre os presentes estavam Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia, Luiz Viana Queiroz.
EJE-BA disponibiliza download gratuito da revista jurídica “Populus”
Evento de lançamento da primeira edição da revista aconteceu no mês de setembro deste ano, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; publicação reúne diversos artigos de operadores do Direito
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) disponibilizou na página do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, na internet, a edição digital da revista jurídica “Populus”, lançada no mês de setembro, na sede do TRE-BA. Os interessados poderão fazer o download gratuito da publicação de 737 páginas, em formato PDF, através do link “institucional/Escola Judiciária Eleitoral”.
Compõe a publicação inaugural da revista artigos do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, sobre o financiamento privado das campanhas eleitorais; do Presidente da Corte do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, a respeito dos Poderes do Ministério Público; do Juiz Federal Salomão Viana, com o processo eleitoral; do Mestre em Direito Eleitoral Jaime Barreiros Neto, tratando de democracia; do Subprocurador-Geral da República, Augusto Aras, sobre filiação partidária, dentre outros escritos.
Integra também a lista de articulistas o Mestre em Ciências Sociais, professor Cláudio André de Souza, o Juiz de Direito e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ingo Wolfgang Sarlet, do pós-doutorando em Direito Constitucional pela PUCRS, a doutoranda em Ciências Jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Marta Cristina Jesus Santiago e o professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Rodolfo Viana Pereira.
O advogado Hermes Hilarião Teixeira Neto, o Doutorando em Direito Público, Geovane Peixoto, o advogado Tiago Ayres, o Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rafael Morgental Soares, a Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Elaine Harzeim Macedo, o Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Walber de Moura Agra, a graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fernanda Danielle C. Nogueira, o Doutorando em Direito Constitucional, José Herval Sampaio Júnior e a Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia, Lorena Miranda Santos Barreiros completam a lista dos juristas que publicaram textos nesta edição.
Projeto “Sextas Culturais, da EJE-BA”, discute sobre o combate à corrupção
O Projeto da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) abre espaço para três convidados que explanarão acerca do Combateà corrupção”. O evento ocorreráno Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em 18 de setembro, das 9h às 12h.
“Não há verdades postas, há modos de ver”, diz Juiz Salomão Viana em palestra sobre novo Código Processual Civil
Magistrado, que também é professor universitário, participou do “Projeto Sextas Culturais”, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, na manhã desta sexta-feira (21/8), na Sala de Sessões do TRE-BA
O Juiz Federal e Professor de Direito Processual Civil, Salomão Viana, foi o convidado da segunda edição do “Projeto Sextas Culturais”, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral, na manhã de hoje (21/8), na sede no TRE-BA. O magistrado abordou algumas das alterações no novo Código de Processo Civil, que começará a vigorar a partir de 17 de março de 2016, com a palestra “O dever de fundamentação das decisões judiciais no novo CPC”.
“É preciso que a gente se conscientize que se trata de um Código novo, de um conjunto novo de textos normativos, portanto não há verdades postas, há modos de ver”, disse o magistrado no início do evento.
Ao se referir as novas interpretações do Código, o Juiz Salomão Viana afirmou que há agora necessidade de rever alguns conhecimentos que nos habituamos a lidar como verdades sabidas, o que considerou, metaforicamente, como coisas que ficam guardadas em algum compartimento. “Eu entendo que há a necessidade de abrirmos essa gaveta”, pontuou.
Estiveram presentes também o Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello, a Diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Juíza Fabiana Pellegrino, o Professor e Mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, da Juíza Federal Nilza Reis, além de outros magistrados, professores e estudantes universitários.
Veja o banner do evento!
Projeto ‘Sextas Culturais’ discutirá temas jurídicos, políticos e culturais
“O sistema proporcional privilegia os partidos políticos”, diz Juiz Federal em entrevista
Magistrado falou sobre temas relacionados à Reforma Política no programa “EJE Em Tempo Real”, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, poucos dias após sua aprovação na Câmara Federal, no mês de maio
Solenidade dos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral reúne autoridades no TRE-BA

Evento aconteceu na tarde desta segunda (8/6) na Sala de Sessões do Regional baiano; entre os homenageados, In Memoriam, estavam os membros da Corte de 1945 e aos servidores que prestaram serviço naquela época
TRE-BA promove ciclo de estudos sobre Direito Constitucional, Administrativo e Processual Civil
Parceria entre EFAS e EJE do Regional disponibiliza série de palestras para capacitação interna e externa em Direito