EJE divulga os nomes dos estudantes vencedores do 2º concurso de redação
      
“Qual o meu papel como cidadão?”. O tema instigante foi sugerido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), que este ano promoveu o segundo concurso de redação entre os estudantes do 6º ao 9º ano das 11 (onze) escolas municipais de Salvador que estão articipando do "Projeto Eleitor do Futuro" em 2014, decorrente da parceria firmada entre a EJE e a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), órgão da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), que tem como objetivo estimular os futuros eleitores a se tornarem críticos e participativos na vida política do País.
Dos textos entregues, três foram selecionados pela comissão julgadora do TRE-BA, formada pelos servidores Glayde Maria Soares Lucidi, Maria Milza Pereira Batista e Nizaldo Pereira da Costa, através da Portaria nº 387/2014, com amplo conhecimento em língua portuguesa.
Venceram o concurso os estudantes LAILA MARIA BARRETO SILVA, do Centro Educacional Carlo Novarese; FILIPE SOUZA DA S. SANTOS, da Escola Municipal Visconde de Cairu e ADRIANE SANTOS DE JESUS, da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas. A premiação está marcada para o dia 6 de novembro (quinta-feira), às 14h 30min, no Auditório do TRE baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Cada um vai ganhar um tablet doado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).  

Concurso de redação premia Eleitor do Futuro


O evento acontece pelo segundo ano consecutivo no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia    

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (6/11), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a premiação do Projeto Eleitor do Futuro, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Regional, onde as melhores redações de estudantes de escolas públicas de Salvador foram premiados com tablets e medalhas.

Cleriston Andrade, Dois de Julho, Visconde de Cairu, Professora Maria José de Paula, Carlo Novarese, Manoel Henrique da Silva Barradas e Maria Constança foram algumas das isntituições de ensino participantes com alunos premiados. De acordo com as regras do concurso, três redações seriam selecionadas e os alunos receberiam um tablet como bonificação.

O concurso de redação foi idealizado pelo TRE-BA e contou com a parceria da COELBA e da Secretaria Municipal de Educação. Já é a segunda  vez, e este ano, teve como tema: Qual o meu papel como cidadão? A Coordenadora da EJE, Adriana Passos, ressalta a importância do projeto.“Ano passado apenas três escolas participaram, e em 2014 onze, é um trabalho gratificante que estimula os estudantes a se tornarem eleitores conscientes e atuantes na vida política do país”, diz.

Veja vídeo da premiação

Para primeira colocada do concurso, Laila Maria Barreto, 13 anos, projetos como estes são importantes para que jovens possam conhecer e fazer a escolha certa quando estiverem aptos a votar. Filipe Souza Santos e Adriane Santos de Jesus, ambos cursando o 9º ano, ficaram em segundo e terceiro lugar.

Workshop “A Mídia e as Eleições” acontece na segunda-feira (15/9)


Jornalistas, estudantes de comunicação e de direito, além de advogados, políticos e demais interessados estão convidados a participar do workshop “A Mídia e as Eleições”, que acontece, na segunda-feira (15/9), na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O evento é gratuito, aberto a todo o público e segue com inscrições abertas pelo site ejeonline.tre-ba.jus.br.

A inscrição poderá ser feita até a segunda-feira, conforme a disponibilidade das vagas. Para se inscrever, o usuário deve clicar no link postado no campo “Cursos disponíveis” e fazer o “cadastramento de usuários”. A participação no curso dará direito a certificado.
 O evento será a oportunidade para esclarecer temas ligados à organização das eleições, tirar dúvidas sobre as proibições previstas durante o processo eleitoral e participar do debate. Na mesa estará o professor e pesquisador Wilson Gomes, especialista na área de Comunicação e Política, que irá falar sobre o papel da imprensa nas eleições, tema principal nesta edição. O workshop terá como debatedores os jornalistas Osvaldo Lyra, editor de Política do jornal Tribuna da Bahia, e Jefferson Beltrão, âncora do telejornal BATV e da rádio Globo FM, da Rede Bahia.
Promovido pela Assessoria de Comunicação do TRE-BA (Ascom) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), o workshop “A Mídia e as Eleições” é realizado pelo TRE-BA desde 2008 com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral dos veículos da imprensa. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Ascom, por meio do telefone (71) 3373-7100 e do mail ascom@tre-ba.jus.br, ou na EJE-BA, no 3373-7376 ou pelo e-mail eje@tre-ba.jus.br.

TRE-BA reúne juízes eleitorais do Estado para tratar das Eleições 2014


O evento contará com a participação dos juízes das 205 Zonas Eleitorais que abrangem os 417 municípios do Estado, autoridades do Tribunal Eleitoral, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar

Com o objetivo de discutir e alinhar temas relacionados às Eleições 2014, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reúne magistrados das 205 Zonas Eleitorais que englobam os 417 municípios do Estado, para o VI Encontro de Juízes Eleitorais, que acontece nesta quinta-feira (21), das 8h30 às 17 horas, no auditório do Regional baiano, localizado na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 150. 
A abertura do evento será realizada pelo Presidente do TRE-BA, o Desembargador Lourival Almeida Trindade. A reunião contará com a participação de outras autoridades do Tribunal Eleitoral, a exemplo do Ouvidor, Juiz Claudio Césare, que discorrerá sobre o papel da Ouvidoria no Órgão, o Corregedor, Juiz Fábio Alexsandro Bastos, debatendo sobre o transporte de eleitores no dia do pleito, e o Procurador, Ruy Nestor Mello, que abordará os limites do poder de polícia. 
No encontro, o vice diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-BA), mestre em Direito Eleitoral e professor da Universidade Federal da Bahia, Jaime Barreiros Neto, esclarecerá assuntos relacionados à propaganda eleitoral, aspectos práticos dos procedimentos no dia da eleição, apuração de votos e totalização. 
Destaca-se como um dos temas da programação a logística de segurança das eleições. Para tanto foram convidados pelo TRE-BA, o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa e o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Alfredo Braga Castro, que apresentarão um plano que norteará as ações para o pleito de 5 de outubro e, caso haja segundo turno, do dia 26 do mesmo mês. 
Juiz de Direito lança livro sobre política brasileira no TRE-BA

Em ‘O Nobre Deputado’, Cândido Peçanha, personagem fictício do livro, materializa tudo que o juiz viu, ouviu e testemunhou no mundo real da política brasileira

Palestrante no Curso de Direito Eleitoral Preparatório para as Eleições de 2014 que acontece no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o juiz de Direito, Márlon Reis, lançará, na Sede do Regional, nesta sexta (8/8), a partir das 18 horas, seu novo livro, O Nobre Deputado. Através do personagem fictício Cândido Peçanha, o magistrado relata “como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira”.

O livro não tem por finalidade investigar casos concretos de corrupção eleitoral, mas as fragilidades do modelo brasileiro de financiamento de campanhas e de apresentação de candidaturas nas eleições proporcionais. 

Durante o curso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, destinado a magistrados e servidores públicos, o juiz aborda temas como Elegibilidade e Inelegibilidades, Captação Ilícita de Sufrágio, entre outros. A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), juntamente com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (EFAS/COEDE/SGP). 

Currículo

O juiz Márlon Reis é um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, líder do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e juiz de Direito Titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão. Durante as últimas eleições municipais, foi o primeiro juiz brasileiro a exigir a divulgação antecipada dos nomes dos doadores de campanha eleitoral. O magistrado é ainda autor do livro O gigante acordado, publicado em 2013.


TRE-BA abre inscrições para “Curso de Direito Eleitoral Preparatório para Eleições de 2014”


TRE-BA abre inscrições para “Curso de Direito Eleitoral Preparatório para Eleições de 2014”

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza em agosto o Curso de Direito Eleitoral Preparatório para as Eleições de 2014. A capacitação tem carga horária de 20 horas, é voltada para magistrados e servidores, dispondo de um total de 100 vagas, sendo 50 vagas para cada grupo. As inscrições podem ser feitas por meio da intranet, a partir desta sexta-feira (18) até a quinta (24/07).

A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) juntamente com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (COEDE/EFAS). O encontro acontece no auditório do TRE-BA, das 8 às 18 horas nos dias 7 e 8 de agosto e das 8 às 12 horas no dia 9. Quem conduzirá as atividades é o Juiz Marlon Jacinto Reis, abordando temas a exemplo de,  Elegibilidade e Inelegibilidades, Captação Ilícita de Sufrágio, entre outros.

Confira a programação do evento!

EJE lança versão em vídeo da Cartilha do Eleitor


A cartilha “Voto e Cidadania”, produzida pela EJE em parceria com a Ascom, é disponibilizada em capítulos no canal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia 

A publicação “Voto e Cidadania – a cartilha do eleitor” ganhou também a versão em vídeo. O material, até então disponibilizado em formato impresso e PDF, foi publicado no Youtube por meio de uma série de vídeos que apresentarão os seus dez capítulos. Cada um deles traz perguntas e respostas que abordam temas como cidadania, voto e filiação partidária, dentre outros.
As cartilhas impressas são distribuídas a estudantes durante as palestras realizadas no âmbito do projeto Eleitor do Futuro. A versão em vídeo da cartilha foi produzida pela Assessoria de Comunicação do Tribunal em parceria com a EJE e contou com a colaboração dos servidores da Corte. 
Acessibilidade
Os vídeos trazem ainda, durante toda a narração, legendas para orientar o público com deficiência auditiva. “O nosso objetivo é universalizar o conteúdo da cartilha e levá-la para as redes sociais”, explica o Coordenador da TV do TRE-BA, Venícios Belo. O Presidente do Tribunal, Desembargador Lourival Trindade, sublinhou o trabalho como mais um canal para a orientação de toda a sociedade. “Estamos focados, na educação política, para essa nova geração. Com jovens politizados, temos a garantia de um eleitor consciente do seu papel na democracia”, enfatizou.
“A cartilha do eleitor em vídeo será de extrema importância para esclarecer a um maior número de pessoas acerca do conceito de democracia, cidadania, sobre a importância do voto, dentre outros temas eleitorais”, comemorou a Coordenadora da EJE-BA, Adriana Passos.
Assista aos cinco capítulos já disponíveis no Youtube: 
1-O que é democracia?
2-Para que serve o voto?
3-Quem pode votar?
4-Como escolher um candidato?
5-Todo candidato deve estar filiado a partido político? 
Baixe a cartilha (PDF)

Estudantes de Direito assistem aula na sede do TRE-BA


Estudantes de direito da Faculdade Maurício de Nassau aprenderam um pouco mais sobre a história da política brasileira, democracia, cidadania e importância do voto com equipe da Escola Judiciária Eleitoral       

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau aprenderam um pouco mais sobre a história da política brasileira, democracia, cidadania e importância do voto ao serem recebidos pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA). A visita ocorreu às 14h desta segunda-feira (7/4) no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O objetivo da visita foi fazer com que os estudantes conhecessem mais de perto o funcionamento da Justiça Eleitoral. A professora Joelma Primo, que entrou em contato com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) para agendar a visita dos alunos, deixou um recado às demais instituições: “Tragam seus alunos aqui, as informações passadas são muito importantes para a formação acadêmica dos alunos”, diz a professora.
O professor e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, explicou aos estudantes qual o objetivo da Justiça Eleitoral. O estudante do décimo semestre de Direito, Antônio André, comentou que o Direito Eleitoral não é abordado com frequência, apontando a importância da iniciativa da EJE e da Faculdade Maurício de Nassau ao trazer os alunos para conhecer o Tribunal. “Conhecer como funciona a Justiça Eleitoral e como desenvolve o seu trabalho é de extrema importância, enriquece o nosso currículo”, mencionou o estudante.

Escola Judiciária do TRE-BA lança revista temática para os eleitores do futuro


                      A revista será distribuída primeiramente para os servidores do Tribunal                       

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) iniciou o ano dando mais um passo para estreitar laços com o público jovem, comunicando, de forma didática e lúdica, sobre os temas abordados pelo projeto Eleitor do Futuro. A novidade é uma revista temática passatempo que foi distribuída, em primeira mão, para os servidores do Regional nesta sexta-feira (7/3). Os servidores dos Cartórios Eleitorais do interior receberão dois exemplares da cartilha, que serão distribuídas pelo setor de expedição.
A revista temática foi produzida com o propósito de atingir aqueles que estão em fase de construção do pensamento crítico: o público jovem, entre 10 e 17 anos de idade. A abordagem está centralizada nos temas ligados à cidadania, democracia, função da Justiça Eleitoral e importância do voto, mas o diferencial da publicação é a apresentação lúdica de seu conteúdo. Os textos informativos são acompanhados de atividades que estimulam a aprendizagem, a exemplo dos clássicos jogos de erros e caça-palavras.
De acordo com Adriana Passos, chefe da EJE na Bahia, a revista foi planejada com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem de forma descontraída. “A ideia é que os jovens aprendam sobre o conteúdo brincando”, reforça Adriana.

Atuação dos vereadores vai ser acompanhada por estudantes no “Observatório da Câmara”


A iniciativa faz parte de uma campanha sócio-educativa do TRE-BA, que incentiva os jovens ao exercício cotidiano da cidadania; o colégio da FBE é a primeira instituição participante

Com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela participação política, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), elaborou a campanha “Observatório da Câmara Municipal de Salvador”.
Para iniciar a campanha, realizou-se parceria com o Colégio da Fundação Baiana de Engenharia (FBE), tendo o apoio da Câmara de Vereadores, onde 17 (dezesete) estudantes que cursam o 2° e 3° ano do ensino médio pesquisarão durante o período letivo de 2014 o histórico dos vereadores.
A ideia é que os estudantes possam conhecer um pouco mais sobre o papel dos vereadores, fazendo uma observação crítica sobre a atuação dos edis na sua missão legislativa. Os resultados das pesquisas dos jovens participantes poderão ser conferidos no “Blog do TRE-BA” (blog.tre-ba.jus.br), lançado esta semana para o público.
Os alunos vão ainda conhecer as plataformas de trabalho dos parlamentares e das suas legendas partidárias, além de assistirem a uma sessão plenária na Casa, dentre outras atividades. 
Última atualização: terça, 29 Jan 2019, 16:38