TRE-BA leva palestra e serviços cartorários para Sussuarana neste final de semana


Equipes do projeto TRE Perto de Você e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), vinculados ao TRE-BA, vão participar da 1ª Feira de Cidadania de Sussuarana, promovida pela Justiça Federal

As equipes do projeto TRE Perto de Você e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), participam, neste final de semana, da 1ª Feira de Cidadania de Sussuarana, promovida pela Justiça Federal e pelo Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), que atende à comunidade.
No bairro, uma série de ações vai levar aos moradores, de sábado a domingo (30/11 a 1/12), atendimentos nas áreas jurídica; de prevenção da saúde; consultas médicas, emissão de documentos; além de apresentação de grupos de dança e atividades musicais. A ação acontecerá na Praça Almiro Pinho (Sussuarana Velha), em frente à 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
A palestra e os serviços cartorários da Justiça Eleitoral serão oferecidos a toda a comunidadena Escola Municipal Acelino Maximiano, na Rua Flávio Cavalcante, s/nº, ao lado da Creche Cecy Andrade, próximo ao batalhão da 48ª CIPM. Confira a agenda do TRE-BA no projeto:
EJE-BA
No sábado (30/11), às 15h, a EJE-BA vai ministrar palestra pelo projeto Eleitor do Futuro, trazendo temas como a conscientização para a importância do voto; as práticas de cidadania e sua relação com o ato do voto. Na ocasião, será feita também uma pequena explanação sobre a função da Justiça Eleitoral. A palestra será conduzida pela Coordenadora da EJE-BA Adriana Passos.
TRE Perto de Você
O TRE Perto de Você, mutirão itinerante que visa levar todos os serviços cartorários às comunidades, vai estar em Sussuarana Velha no sábado e domingo (30/11 a 1/12), prestando atendimentos como alistamento eleitoral (emissão da primeira via do título), emissão da segunda via, transferência eleitoral e revisão cadastral. O atendimento será feito nos dois dias das 9h às 16h com a dispensa de cobrança de multas para eleitores que se ausentaram às eleições.

TRE-BA Notícias: Cidadania e Esporte no Projeto Eleitor do Futuro


Ex-jogador Emerson Ferreti fala sobre a construção da cidadania de futuros esportistas no projeto Canarinho

]Um dos mais antigos clubes de futebol da Bahia, o Esporte Clube Ypiranga recebeu a equipe do projeto Eleitor do Futuro, mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O TRE-BA Notícias dessa semana traz uma reportagem especial com alunos do clube, na comunidade de Vila Canária.
Junto à equipe do Eleitor do Futuro, a repórter Daniele Silva fez uma visita ao projeto Canarinho, realizado pelo Ypiranga. Na matéria o público pode conferir um depoimento de Emerson Ferreti, atual presidente do clube e antigo goleiro do Esporte Clube Bahia. O atleta falou da importância de se associar o esporte à formação da cidadania.
Através do Projeto Canarinho são oferecidas aulas de futsal, handebol, basquete e vôlei para crianças e adolescentes. Colecionador de títulos no futebol brasileiro, o Ypiranga é hoje também referência histórica quando o assunto é cidadania. O clube foi fundado em 7 de setembro de 1906 por jovens e trabalhadores impedidos de participarem dos clubes de futebol, na época, acessível apenas às elites. Apesar das dificuldades com que se deparou, o time mostrou força e representatividade social, conquistando, dentre outros títulos, o de campeão baiano por dez vezes.

TRE-BA Notícias: Estudantes fizeram o título eleitoral na Semana do Jovem Eleitor


Continuando a Semana do Jovem Eleitor, o TRE-BA promove mesa redonda e alistamento eleitoral para estudantes

Durante a Campanha Nacional do Jovem Eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) possibilitou aos estudantes dos colégios Estadual Alfredo Magalhães, Polivalente de Amaralina e Zumbi dos Palmares o alistamento eleitoral. Os estudantes retiraram a primeira via do título e já estão aptos a votar pela primeira vez nas eleições de 2014.
Na programação foi promovido também um bate papo em forma de mesa redonda entre jornalistas e estudantes. Com a pergunta “Qual o papel do jovem na política?”, o evento permitiu uma troca de conhecimentos entre profissionais e alunos, além de ressaltar a importância da participação dos jovens no cenário político brasileiro. Organizado pela Escola Judiciária da Corte, o bate papo teve como objetivo inserir os jovens eleitores no mundo da política, bem como tirar dúvidas a respeito do processo eleitoral no Brasil.
TRE Perto de Você vai ao Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
O atendimento integra a programação da Semana do Jovem Eleitor. A campanha é promovida pelo TSE em todo o país e, na Bahia, contará também com palestras nas escolas
Depois de atender 82 alunos no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, o projeto TRE Perto de Você vai levar, na segunda-feira (21/10), o atendimento da Justiça Eleitoral ao Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (ACM), no bairro Vasco da Gama. O atendimento será realizado das 11h às 18h e integra a programação da Semana do Jovem Eleitor, promovido em todo o país pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é estimular jovens a partir dos 16 anos a fazerem o título do eleitor e participarem das decisões políticas do país.
No colégio, será oferecida ainda aos estudantes uma palestra para conscientizá-los acerca da importância do voto e da urna eletrônica. Além do alistamento eleitoral, os alunos poderão fazer todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, a exemplo da revisão dos dados cadastrais, transferência e segunda via do título para aqueles que já são eleitores. O atendimento estará aberto também a outros interessados que, eventualmente, compareçam à escola.
A Semana do Jovem Eleitor é uma campanha de incentivo ao alistamento eleitoral voltada principalmente para os jovens de idade entre 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo. A campanha busca fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes.
A ideia da série de atendimentos é evitar a formação de filas nos cartórios no período do fechamento do Cadastro Eleitoral, que acontece em maio. Depois dos colégios Severino Vieira e do ACM, o atendimento cartorário será realizado também no colégio Alfredo Magalhães (Rio Vermelho), em 22 de outubro.

EJE vai premiar estudantes vencedores do concurso de redação


Lista com os três classificados foi divulgada nesta quinta-feira (19/9). A iniciativa teve apoio da Coelba que doou três tablets para os vencedores, todos alunos de escolas públicas de Salvador

“Em que cidade eu quero viver?”. O tema instigante foi sugerido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), que este ano promoveu o primeiro concurso de redação para os estudantes participantes do projeto “Eleitor do Futuro”, que tem como objetivo estimular os futuros eleitores a se tornarem críticos e participativos na vida política do País.
Dos 59 textos entregues, três foram selecionados por uma comissão julgadora do TRE-BA com amplo conhecimento em língua portuguesa. Venceram o concurso os estudantes LAYLA MARIA BRAGA DE SOUZA, da Escola Municipal Piratini; CAROLAINE NASCIMENTO GOMES (Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva) e LORRAN VENICIUS MENDONÇA GOMES (Escola Municipal Vivaldo de Costa Lima). A premiação está marcada para 8 de outubro, às 14 horas, no Auditório do TRE baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Cada um vai ganhar um tablet doado pela Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba).
A Coordenadora da EJE/TRE-BA, Adriana Passos, afirma que, valorizando as falas desse público, o “Eleitor do Futuro” está cumprindo a sua proposta de levar os jovens a uma reflexão. “Nossa intenção, nas palestras, é mostrar que o cidadão é sujeito de direitos e deveres e que tem um papel fundamental no exercício da democracia. E nada melhor que ouvir os anseios desses adolescentes em relação à cidade que vivem”, dispara satisfeita com o resultado.
Voz da comissão
De acordo com a comissão julgadora do concurso, composta pelos servidores Nizaldo da Costa, Maria Milza Pereira Batista e Glayde Maria Soares, os estudantes apontaram as maiores queixas existentes na cidade. Entre elas estão a falta de segurança e infraestrutura, corrupção na política e descumprimento de promessas feitas em época de campanha eleitoral. Mas quem conhece os problemas, também aponta as soluções. “Nos textos, os meninos pedem mais parques e espaços de diversão, políticos honestos e falam da beleza da cidade”, resumem as integrantes da comissão Maria Milza e Glayde Soares.

EJE-BA realiza concurso de redação para estudantes


As três melhores redações serão premiadas com tablets

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE da Bahia (EJE) lançou seu primeiro concurso de redação dirigido a alunos, entre 10 e 15 anos, das escolas que participaram do Projeto Eleitor do Futuro no primeiro semestre de 2013. Estão concorrendo os estudantes da Escola Municipal Vivaldo Da Costa Lima, da Escola Ciep Engº Leonel De Moura Brizola Municipal Piratini e da Escola Estadual Álvaro Augusto Da Silva. 
O objetivo é envolver, de forma lúdica os jovens estudantes em uma campanha que os estimule à reflexão com o tema “Em que cidade eu quero viver?”. Ao final do concurso, as três melhores redações serão premiadas com tablets oferecidos pela Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia. As redações escolhidas pelas escolas deverão ser entregues no Tribunal Eleitoral até o dia 15/08, as quais serão julgadas por comissão formada por três servidores do Regional. O resultado será divulgado no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) no dia 20 de setembro.
O Programa Eleitor do Futuro acredita que o aprendizado da cidadania encontra na ambiência escolar espaço privilegiado de conscientização dos estudantes acerca da sua importância no processo político-eleitoral, o que vai além do ato de votar.

Workshop aberto ao público abordou temas do Direito Processual Civil e Eleitoral


Especialistas debateram assuntos variados relativos a crimes eleitorais, ações penais, propaganda política e doações de recursos em campanhas eleitorais

Servidores do TRE-BA e o público externo participaram, nessa quarta-feira (14), do workshop “Direito Processual Civil e Eleitoral”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), juntamente com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (COEDE/EFAS), ambas ligadas ao Regional.
Compareceram ao evento, a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargadora Sara Brito, a Diretora da EJE-BA, Juíza Mª Verônica Ramiro e o Vice-Diretor da EJE, Prof. Jaime Barreiros. O curso teve início com a apresentação do Doutor em Direito pela UFBA, Antônio Adonias, que explanou sobre causas repetitivas e precedentes judiciais no Projeto do NCPC.
O palestrante tratou de casos práticos na área do Direito Civil, afirmando que, havendo similitude no fato, a petição do processo pode ser utilizada para mais de uma ocorrência, o que agilizaria a tramitação. Doutoranda e Professora Assistente da Faculdade de Direito da UFBA, Paula Sarno, deu continuidade ao tema discorrendo sobre Direito Probatório no Projeto do NCPC.
Reinício dos trabalhos
Durante o turno da tarde, o Chefe da Seção de Contas Partidárias do TRE-BA e especialista em Direito Público, Joseph Rodrigues, reiniciou o workshop discutindo os limites legais de doações financeiras em campanhas eleitorais. A abordagem seguinte foi desenvolvida pelo Juiz Federal e Doutorando em Direito, Fábio Araújo, que tratou sobre crimes e processos penais eleitorais.  
 O Procurador Regional Eleitoral e Mestre em Direito pela UFBA, Sidney Madruga, encerrou o evento, debatendo acerca de propaganda eleitoral e partidária, limites das práticas e consequências quando realizadas em desacordo com a lei.

TRE-BA realiza, nesta quarta-feira (13/8), workshop de Direito Processual Civil e Eleitoral


As aulas serão ministradas em cinco palestras, no decorrer do dia, no Auditório do TRE-BA

Acontece, das 8h30 às 18h desta quarta-feira (14/8), no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o Workshop Direito Processual Civil e Eleitoral. O evento é uma promoção da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) juntamente com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (COEDE/EFAS) do TRE-BA.

O workshop ofereceu gratuitamente 300 vagas – 150 para o público externo e 150 para o público interno do Tribunal. Além dos servidores, advogados e estudantes de Direito, o evento foi aberto a todo o público interessado na temática do Direito Processual Civil e Eleitoral. A palestra de abertura será “Causas repetitivas e precedentes judiciais no Projeto do Novo Código de Processo Civil”, ministrada pelo professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Adonias.

Abertas as inscrições para workshop de Direito


As aulas serão ministradas em cinco palestras, no decorrer do dia 14 de agosto, no Auditório do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia

Estão abertas, até a segunda-feira (5/8), ou enquanto durarem as vagas, as inscrições para o workshop de Direito Processual Civil e Eleitoral, que acontece no dia 14 de agosto, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Uma promoção da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) juntamente com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (COEDE/EFAS), do TRE-BA, o workshop oferece 300 vagas – 150 para o público externo e 150 para o público interno do Tribunal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Corte (www.tre-ba.jus.br), clicando-se no banner disponível na parte inferior da página inicial ou no bloco “Destaques”, também na homepage do site.

Divididas em cinco palestras (ver programação abaixo), as aulas acontecerão no dia 14 de agosto, uma quarta-feira, das 8h30 às 18h. Além dos servidores, advogados e estudantes de Direito, o evento é aberto a todo o público interessado na temática do Direito Processual Eleitoral e Civil. 

A palestra de abertura, “Causas repetitivas e precedentes judiciais no Projeto do Novo Código de Processo Civil”, será ministrada pelo professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Adonias. O encerramento fica por conta do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Sidney Madruga, doutor em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide (Servilha/Espanha), que falará sobre a propaganda eleitoral.

Dúvidas podem ser esclarecidas na EJE, por meio do telefone (71) 3373-7221/7376, no e-mail eje@tre-ba.gov.br, ou na EFAS, pelo 3373-7210/7212 e pelo e-mail coede@tre-ba.gov.br.

Confira a programação do evento!

Juiz Saulo Casali aborda aspectos da reforma política


Juiz Saulo Casali aborda aspectos da reforma política e sugere mudança do sistema de governo presidencialista para parlamentarista

Em entrevista ao programa TRE-BA Democracia, produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o Juiz Federal Saulo Casali comenta sobre as manifestações que tomaram as ruas brasileiras em junho de 2013. Essa é a segunda parte de entrevista concedida por ele no Memorial do Tribunal.
O magistrado, que toma posse, em 20 de agosto, como um dos novos membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, questiona os moldes de plebiscitos realizados anteriormente no Brasil, mas ressalta que, com devidos ajustes, a consulta seria um bom começo para a reforma política no país. No programa, com apresentação do Analista Judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros, o juiz propõe ainda a mudança do sistema de governo.
CNJ
A cerimônia de posse do Juiz Saulo Casali como novo membro do CNJ ocorrerá às 14h, no gabinete do ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, ocorrerá a primeira sessão ordinária a ser realizada com a nova composição do Conselho.

Curso gratuito da EJE-BA recebe 400 inscrições em menos de 24 horas


Elaborada pelo Núcleo de Educação a Distância do TRE-BA, o curso será oferecido em formato de diálogo, pelo site ejeonline.tre-ba.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (15/7)

Lançado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), nesta terça-feira (9/7), o curso a distância de Introdução ao Direito Constitucional esgotou, na manhã desta quarta, ou seja, em menos de 24 horas, as 400 vagas disponibilizadas ao público. Com a alta procura, a EJE empreendeu esforços para estender as 100 vagas oferecidas inicialmente e atender às demandas de inscrições.
Elaborado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em parceria com o analista judiciário do Tribunal, Jaime Barreiros Neto – professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em direito eleitoral –, o curso foi criado originalmente para capacitação dos servidores da Corte. Realizado todo pela internet e exigindo média de uma hora diária de estudos, passa, agora, a ser oferecido gratuitamente a todos que se inscreveram no site, dando direito a certificado.
A Escola Judiciária, vinculada ao TRE-BA, ainda não tem data definida para a abertura de novas turmas, que só ocorrerão depois de julho, após o encerramento desta edição. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 71-3373-7221 / 7336 ou através do e-mail eje@tre-ba.gov.br.

EJE-BA abre inscrições para curso gratuito de Introdução ao Direito Constitucional


Elaborada pelo Núcleo de Educação a Distância do TRE-BA, o curso será oferecido em formato de diálogo, pelo site ejeonline.tre-ba.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (15/7)

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), abre inscrições, a partir desta terça-feira (9/7), para o curso a distância de Introdução ao Direito Constitucional. Elaborado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do TRE-BA, em parceria com o analista judiciário do Tribunal, Jaime Barreiros Neto – professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em direito eleitoral –, o curso poderá agora ser feito gratuitamente por qualquer pessoa.

Um total de 100 vagas estão disponíveis, com direito a certificado. A carga horária é de 10 horas e para participar basta se inscrever no site ejeonline.tre-ba.gov.br. Candidatos que ainda não estejam cadastrados no site devem fazer o cadastro antes de efetuar a inscrição. Vale salientar que o participante deve informar, no ato do cadastro, seu nome completo, pois o mesmo é o que será utilizado na certificação.

De conteúdo acessível, o curso é apresentado através de metáfora que traz um diálogo entre o avô e o neto sobre o tema da Constituição. Desenvolvido inicialmente para atender a demanda interna de capacitação dos servidores do TRE-BA, o curso foi estendido a estudantes, profissionais e todos que tenham interesse em aprender noções de Direito Constitucional.

Os participantes devem dedicar em média uma hora por dia para o curso, que começa na próxima segunda-feira, 15 de julho, e tem previsão de término em 24/07. “É importante poder disponibilizar para o cidadão um curso com noções de Direito Constitucional, afinal a Constituição é a lei suprema do país”, pontua a coordenadora da EJE-BA, Adriana Passos. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 71-3373-7221 / 7336 ou através do e-mail eje@tre-ba.gov.br.

TRE Perto de Você atendeu mais de 900 pessoas em Posto da Mata (BA)


Na próxima etapa o projeto visita a cidade de Laje (109ª Zona Eleitoral), em 4 e 5 de maio

O TRE Perto de Você, mutirão itinerante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), superou expectativas e atendeu, neste fim de semana, 943 pessoas no distrito de Posto da Mata, localizado no município baiano de Nova Viçosa, integrante da 35ª Zona Eleitoral (Mucuri). A meta era levar os serviços da Justiça Eleitoral a, pelo menos, 1% do eleitorado da zona (53.759), ou seja, cerca de 530 eleitores.

Do total de atendimentos, 295 foram relacionados à emissão da primeira via do título (alistamento eleitoral), 280 foram solicitações de transferência e 258 trataram de revisões cadastrais. Dez moradores aproveitaram a visita do TRE para fazer a segunda via do título.

O mutirão contou também, nesta edição, com a realização de encontro promovido pelo projeto Juventude, Voto e Cidadania, que reuniu jovens da cidade para apresentação de informações acerca da atuação da Justiça Eleitoral. A apresentação, feita pela Analista Judiciária do TRE-BA, Salete Saraiva, foi recepcionada com bastantes elogios do público local.

Posto da Mata foi a segunda localidade atendida, este ano, pelo TRE Perto de Você, que priorizou para 2013 e 2014 a realização de mutirões nas cidades do interior da Bahia. Na próxima etapa o projeto visita a cidade de Laje (109ª Zona Eleitoral), em 4 e 5 de maio.

TRE Perto de Você: meta de atendimentos foi cumprida em São Gabriel (BA)


Os projetos educacionais também marcaram presença nessa edição. O próximo mutirão do TRE vai levar os serviços da Justiça Eleitoral aos moradores da cidade baiana de Teofilândia, em 1 e 2 de junho

Como nas edições anteriores realizadas, este ano, no interior do Estado, o programa TRE Perto de Você, em São Gabriel, superou o objetivo de atender 1% do eleitorado no município. As atividades foram realizadas no Colégio Faustino Lopes Ribeiro (Centro), nos dias 25 e 26 de maio, com o total de  178 atendimentos. Os serviços que lideraram o ranking foram as 91 revisões eleitorais, seguido por 58 alistamentos, 20 transferências e uma emissão de segunda de via.

Ainda neste semestre mais quatro cidades receberão os serviços de atendimento da Justiça Eleitoral. O próximo evento já está agendado para os dias 1 e 2 de junho em Teofilândia, que integra a 123ª Zona Eleitoral (Araci).

Jovens eleitores

Os projetos educacionais do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Eleitor do Futuro e Juventude Voto e Cidadania, também marcaram presença em São Gabriel. Os trabalhos foram coordenados pelas servidoras Salete Saraiva, Marta Cardoso, Iracema Santos e Aline Esquivel. Na sexta-feira (24), no período da manhã, os cerca de 160 estudantes do Colégio João Durval Carneiro pareciam resistentes à participação, mas ao ouvirem a declamação do poema ‘Um analfabeto político’, de Bertolt Brecht, se sensibilizaram e sentaram para ouvir a palestra. Após a palestra os alunos participaram de uma dramatização envolvendo o tema “aumento dos direitos, deveres e da cidadania”.

À tarde, mais de 100 alunos de três escolas da região participaram do Eleitor do Futuro, na Câmara de Vereadores. “O encontro com os estudantes foi muito proveitoso, o respeito deles com a gente é muito grande e a participação foi fantástica. Teve um aluno que contou uma historinha em cordel de um candidato que queria ganhar votos na base da argumentação”, explica Salete, satisfeita com o resultado do evento que atingiu as expectativas.

“TRE Perto de Você” marca presença em São Gabriel


Junto aos serviços de atendimento, os projetos educacionais do TRE-BA, voltados para crianças e jovens seguem para o município. Na sexta-feira (24) à tarde está prevista a presença de mais de 300 estudantes na Câmara de Vereadores para participação das atividades

Caminhando para sua quarta edição nos próximos dias 25 e 26, o programa do Tribunal Regional Eleitoral que leva os serviços da Justiça Eleitoral ao público que se encontra em locais distantes, o TRE Perto de Você, segue para a região de São Gabriel - 95ª Zona Eleitoral de Irecê. O atendimento se concentrará no Colégio Faustino Lopes Ribeiro, localizado na Rua Largo da Pátria, nº 130, Centro, das 9h às 17 horas. De acordo com o representante da Comissão Executiva, Estácio Freire, o objetivo desse mutirão é estender o atendimento para todo o eleitorado que integra a 95ª ZE.

Para ser atendido é necessário apresentar o documento de identidade e comprovante de residência. Serão realizados os serviços de inscrição e revisão eleitoral, transferência de domicílio eleitoral (local de votação) e requerimento de segunda via do título, que será entregue na hora. Os 150 eleitores de São Gabriel que tiveram o título cancelado em abril por não comparecerem às urnas por três eleições consecutivas poderão se regularizar gratuitamente.

Desde março, já foram realizados mais de mil atendimentos, divididos entre as cidades de Rafael Jambeiro, Posto da Mata e Laje. Até o final de julho o TRE Perto de Você alcançará mais seis cidades da Bahia.

Projetos educacionais

Pela segunda vez os projetos educacionais do TRE-BA, Juventude, Voto e Cidadania e Eleitor do Futuro participam do TRE Perto de Você. Na sexta-feira (24), os trabalhos voltados à conscientização da juventude serão abertos pelo Juventude Voto e Cidadania, às 10h, no Colégio João Durval Carneiro, sob o comando da Analista Judiciária do TRE-BA, Salete Saraiva, que aborda as temáticas de forma lúdica, convidando o público teen para fazer uma improvisação teatral e aprender de um jeito prático.

À tarde (14h), são esperados mais de 300 estudantes das escolas Clarice Nunes Gama, Faustiniano Ribeiro Lopes, Rosimirio de Abreu, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores (Rua Largo da Pátria – Centro), para participarem das atividades do Eleitor do Futuro. O projeto tem por finalidade aproximar os futuros eleitores da Justiça Eleitoral para que sejam participantes das escolhas de seus representantes e ativos na vida política do País.

Projeto Eleitor do Futuro está com inscrições abertas para escolas


Nesta terça-feira (8/5), 29 alunos da Escola Vivaldo da Costa Lima conheceram a sede do TRE-BA. A visita é uma das principais atividades do projeto, desenvolvido pelo Tribunal desde 2002

Um total de 29 estudantes do 4º e 5º ano da Escola Vivaldo da Costa Lima (Pelourinho) participaram, na tarde desta terça-feira (7/5), de visita guiada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação é uma das atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Outras instituições escolares, públicas e privadas, interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a EJE, órgão vinculado à Presidência do TRE, através do e-mail eje@tre-ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3373-7221. O público alvo são estudantes com idade entre 10 e 15 anos. Para as escolas públicas, o SETPS pode dar o apoio no transporte dos estudantes. O projeto também pode realizar atividades nas escolas, desde que os gestores manifestem o desejo.
O Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva será o próximo a ser contemplado na atividade com visita marcada para o dia 23 de maio.
Visitação
A Vivaldo da Costa Lima foi a segunda escola a participar do projeto este ano. Os alunos vieram acompanhados das professoras Adriana Santos, Aretuza Edson, Cíntia Franco e da auxiliar administrativa Gabriela Reis. “Eles saem do mundo escolar e aqui vivenciam como funciona a Justiça Eleitoral. Todos eles saem encantados”, comenta Adriana Passos, Coordenadora da EJE. O projeto distribui ainda aos alunos e professores uma cartilha para que o trabalho seja continuado no dia a dia dos eleitores do futuro. “Aqui a semente é plantada”, conclui Adriana.   
“Eles estão tendo a oportunidade de vivenciar o momento da eleição e percebem, desde já, a importância de se estar fazendo esse trabalho junto com os professores e com as coordenadoras do próprio TRE”, avaliou a professora Adriana Santos.
Programação
Em palestra, e através da projeção de vídeo, foi esclarecido aos participantes qual a função da Justiça Eleitoral. A servidora Salete Saraiva interagiu com os espectadores na construção de uma representação teatral sobre a escolha do candidato.
Portados desses conhecimentos, os estudantes participaram de uma simulação de voto em uma urna eletrônica com candidatos fictícios. No roteiro, os alunos visitaram ainda o Memorial do TRE-BA e conheceram o procedimento da Central de Atendimento ao Público (CAP). 

“TRE-BA Notícias”: Estudantes de Escola Estadual fazem visita ao Tribunal


Confira ainda nesta edição as novidades sobre o Recadastramento Biométrico na Bahia

O “TRE-BA Notícias”, boletim eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), destaca na edição desta quinta-feira (25) a participação dos alunos da Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva no Projeto Eleitor do Futuro. A servidora Patrícia Alves, lotada na Escola Judiciária Eleitoral do TRE-BA (EJE) e a diretora da escola participante, Nadir Souza, falaram sobre a visita guiada.
A edição traz ainda, informações sobre os municípios que iniciaram esta semana o recadastramento biométrico, além de esclarecer dúvidas em relação aos locais que realizarão o procedimento em 2013.
Confira o vídeo no Youtube e acompanhe as atualizações do TRE-BA nas redes sociais.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recebeu a visita de mais um grupo de estudantes, dando prosseguimento ao Projeto Eleitor do Futuro. A iniciativa foi idealizada pelo então Ministro do STJ, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2002, e implementada no TRE-BA no ano seguinte, pela Corregedoria do Regional, sendo atualmente coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Nessa sexta, 33 estudantes da Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva, localizada na Rua Conde de Porto Alegre, bairro do IAPI, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo eleitoral democrático e o papel da Justiça Eleitoral.
Numa maratona informativa e descontraída de quase três horas, jovens com idades entre 10 e 15 anos, de posse de cartilhas impressas, foram sendo guiados por setores do TRE-BA, orientados pela equipe da EJE. Na Sala de Sessões do Tribunal foi exibido vídeo institucional (produzido pelo TSE) e ministrada palestra interativa. Os estudantes também foram apresentados à urna eletrônica, seus dispositivos, funcionamento, com a realização de uma votação simulada. No Memorial do TRE-BA, os participantes contemplaram o acervo de objetos e documentos que contam e preservam um pouco da história da Justiça Eleitoral. A visita foi finalizada com um passeio pelos Cartórios Eleitorais e Central de Atendimento ao Público, com parada na 3ª Zona para uma breve conversa com os servidores sobre os serviços cartorários.
O Projeto Eleitor do Futuro é uma proposta de abrangência nacional e está acessível às escolas públicas e privadas mediante agendamento prévio. No TRE-BA, o contato pode ser feito através dos telefones 33737221 ou 33737376, ou via e-mail eje@tre-ba.gov.br. Na opinião da chefe da Escola Judiciária Eleitoral, Adriana Passos, o Projeto Eleitor do Futuro é um bom exemplo de prática cidadã, tendo como principal objetivo conscientizar jovens sobre seu papel de agentes na sociedade, debatendo não só sobre cidadania e democracia, mas também acerca de direitos e deveres num país democrático.
Última atualização: quarta, 30 Jan 2019, 13:42