EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E SUBJUGAÇÃO: CONTRIBUTO PARA UMA DEMOCRACIA LIBERTADORA

Maria Cecília Pontes Carnaúba


Resumo

A qualidade e o alcance populacional da educação de um povo interferem na concretização dos fundamentos do sistema político democrático e na estabilidade do Estado. Nos espaços em que o sistema de ensino é capaz de habilitar, à população, para a visão sistêmica do contexto social e de funcionamento da estrutura de poder que a governa os princípios de verdade, igualdade e justiça têm força suficiente para condicionar o agir individual, de modo ativo, para a construção do bem estar comum. Nos espaços em que a educação é qualitativa ou quantitativamente insuficiente, o sistema de poder se constrói sobre a imprevisibilidade dos riscos do agir e sobre a apatia popular o que retira, completamente, a liberdade individual. A capacidade de agir livremente e de escolher vincular a conduta individual aos princípios de verdade, igualdade e justiça dividem as democracias em democracias de centro e democracias de periferia, com grandes diferenças éticas e de qualidade de vida entre ambas. Importante considerar que as democracias de periferia tendem a perpetuar essa condição, pois a mudança de funcionamento da sociedade não depende do decurso do tempo, depende da eficiência do Estado em assegurar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais e de condicionar o agir aos valores éticos, através da educação.


Palavras-chave

Democracia. Educação. Ética. Poder. Subjugação.


Texto completo:

PDF


Referências

ADEODATO, João Maurício. Ética & retórica: para uma teoria da dogmática jurídica. 5. ed. São Paulo, Saraiva, 2012. 


ANDRADE, Maria Inês Chaves de. A fraternidade como direito fundamental entre o ser e o dever ser na dialética dos opostos de Hegel. Coimbra: Almedina, 2010. 


ARAÚJO, Valdei Lopes de. Da civilidade à civilização. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 10, n. 120, p. 12, set. 2015. 


BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2000. 


BLUFINCH, Thomas. O livro da mitologia: a idade da fábula. Trad. Luciano Alves Meira. São Paulo: Martim Claret, 2015. 


DE GIORGI, Raffaele. Direito, democracia e risco: vínculos com o futuro. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1998. 


GALLI, Carlo. Il disagio della democrazia. Torino: Giulio Einaudi Editore S.P.A, 2011.


HUME, David. Uma investigação sobre os princípios da moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques. 2. ed. São Paulo: Unicamp, 2013. 


JUNG, Carl Gustav. Psicologia do inconsciente. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 


LOM, Peter. Foreward. In: PATOCKA, Jan. Plato and Europe. Stanford, California: Stanford University Press, 2002. 


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Adotada e proclamada através da Resolução 217 A, III, da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, arts. 21 e 29. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2016. 


ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Relatório nacional PISA 2012: resultados brasileiros. p. 49. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2016. 


PATOCKA, Jan. Plato and Europe. Stanford, California: Stanford University Press, 2002. 


SIMMEL, George. The secrety and the secrety society: the sociology of George Simmel. Trad. Kurt H. Wolff. New York: Free Pass, 1950. 


UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. 1995. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2016. 


UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Jomtien, Tailândia, 5 a 9 de março de 1990. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

Última atualização: quarta, 10 Fev 2021, 13:38